-->

segunda-feira, 17 de março de 2014

67 municípios nordestinos recebem reforço para controle do sarampo


Uma Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (17) no Diário Oficial da União autoriza repasse financeiro contingencial para 67 municípios nordestinos considerados de maior risco para a disseminação do sarampo. Os municípios que receberão a verba extra ficam nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Serão disponibilizados R$ 3,7 milhões com o objetivo de intensificar as ações de controle da doença. De acordo com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a transferência automática dos valores para os fundos municipais de saúde, em parcela única.
Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 190 casos confirmados de sarampo, sendo 180 em Pernambuco e um no Ceará. Já em 2014, até o dia 13 de fevereiro, 110 casos foram registrados no Ceará e quatro, em Pernambuco.
Na semana passada, o governo federal liberou R$ 100 mil para intensificar as ações de controle da doença em Recife (PE). Pernambuco e Ceará enfrentam surto da doença Créditos do Ceará NEWS